Festa infantil sustentável – Uma comemoração amiga do meio ambiente

Capa Festa infantil sustentável – Uma comemoração amiga do meio ambiente

Você sabia que é possível fazer uma festa infantil sustentável? Sendo a preservação e cuidado da natureza um dos temas mais comentados da atualidade, chegou aquele momento em que nós devemos repensar nossos hábitos e procurar por alternativas que evitem desperdícios e que sejam amigáveis ao meio ambiente.

Nós do Buffet Billy Bong fizemos uma pesquisa e conseguimos encontrar uma série de ideias para que você consiga deixar a sua comemoração mais eco-friendly, reduzindo o uso de alguns materiais e apostando em algumas ideias bem criativas.

Dessa forma, abaixo você irá conferir como fazer uma festa infantil sustentável e cada uma das ideias que separamos com tanto carinho:

Utilize convite virtual

A primeira dica que damos a você é que utilize o convite virtual. Além de ter um custo bem menor, comparado ao físico, ele facilita bastante o seu envio para os convidados. Sendo que você pode encaminhá-los através de e-mail, mensagens de WhatsApp, Facebook, entre outros.

Sem contar que você mesma pode criá-lo e é possível encontrar bons templates online.

Caso optar pelo convite físico, escolha a opção com o papel semente

Agora se você é daquelas pessoas que amam guardar o convite da festa como recordação, nós temos uma ideia bem legal para você. Mande fazer os convites com papel semente.

Para quem não sabe, o papel semente é um papel especial que possui sementes em seu interior, sendo que após a comemoração, cada convidado poderá plantar o papel e ganhar uma plantinha incrível.

Será uma ótima maneira de guardar uma recordação deste dia tão especial, não é mesmo?

Utilize copos reutilizáveis e não descartáveis

Um dos itens que mais são descartados, após uma festa de aniversário é o copo de plástico. Isso porque, é muito comum que durante a comemoração, as pessoas utilizem até 3 ou 4 deles. Para evitar isso, você pode comprar um copo para cada convidado, colar um adesivo para que possam colocar seus nomes (lembre-se de deixar algumas canetas disponíveis) e deixa-los em algum ponto estratégico do local da festa.

Além de reduzir a quantidade e uso dos copos, há algumas vantagens em utilizar esta ideia:

– Caso alguém perca o copo durante as brincadeiras, poderá achar com facilidade depois;

– Você terá menos gastos;

– E ao final da festa, você pode encher os copos de cada um com docinhos, sendo uma ótima opção de lembrancinhas.

Opte por lembrancinhas ecológicas para os convidados

Aqui em nosso blog, nós já fizemos um post sobre as Lembrancinhas ecológicas. Existem ideias incríveis e criativas para utilizar, se você quer saber mais sobre, clique aqui!

Centros de mesa feitos com flores ou plantas para uma festa infantil sustentável

Mais um opção bem interessante para realizar a sua festa infantil sustentável. Os centros de mesa feitos com flores ou plantas, além de ser uma opção eco-friendly, dão um aspecto exclusivo e sofisticado a decoração, sendo que assim como outros itens que dissemos anteriormente, eles também são perfeitos para utilizar como lembrancinhas.

Utilize pallets e caixotes na decoração

Em decorações mais rústicas e minimalistas é muito comum que as pessoas utilizem caixotes e pallets para decorar. O visual fica encantador, principalmente se você investir da criação de um painel de pallets.

Atualmente, é possível encontrar locais como supermercados e transportadoras que realizam a doação de pallets usados, sendo que você só irá ter que se preocupar em decorá-los com o tema da sua festa e organizá-los.

Substitua os balões pelos pompons

Como a ideia é fazer uma festa infantil sustentável, você pode fazer uma decoração completamente diferente. Um dos meios de fazer isso é trocar os famosos balões pelos pompons. Eles são perfeitos para chá de bebê, batizado e festas de 1 ano. Sem contar que os pequenos, poderão utilizá-los para brincar após a festa.

Que tal fazer uma oficina de jardinagem para animar a garotada?

Vamos combinar que jardinagem e preservação do meio ambiente tem tudo a ver, não é mesmo? Um modo interessante de animar a garotada na comemoração e ainda ensinar a eles como cuidar da natureza, é investir em uma oficina de jardinagem.

Ao final da comemoração, cada criança poderá levar a sua plantinha que utilizou durante a brincadeira para cuidar em casa.

Utilize suqueiras para os sucos, refrigerantes e chás

Substitua o uso das garrafas pet pelas suqueiras. Além de ter um visual mais sofisticado, você ainda pode decorá-las de acordo com o tema da festa.

Na hora de procurar os materiais, pergunte a conhecidos se eles não possuem itens sem uso

Se você esta decidida em fazer uma festa infantil sustentável e irá fazer toda a decoração, não se esqueça de perguntar aos seus vizinhos e amigos se eles possuem alguns dos materiais que você irá precisar. É muito comum que todos tenham garrafas vazias e sem uso, por exemplo. Então, vale a pena fazer uma pesquisa com todo mundo.

Peça aos convidados para participarem da proposta da festa

Além de todas as dicas que demos acima, para o sucesso de uma festa infantil sustentável é necessário que os convidados entrem na proposta da festa. Afinal, com a colaboração de todos, será possível realizar uma comemoração diferenciada e ao mesmo tempo mega divertida.

E então, o que achou das dicas que damos para fazer uma festa infantil sustentável? Vai utilizá-las em sua próxima festa? Comente para a gente! 

Para se manter atualizada sobre os nosso posts, siga o nosso perfil no Instagram.

Post anterior: Topper de bolo – O que é e +11 ideias incríveis para conhecer

Se você está em busca de um buffet que oferece um espaço excelente, alimentação de qualidade e ampla variedade de atrações, entre em contato conosco para conhecer nossas ofertas!