Festa de aniversário infantil: conheça 5 erros que você não pode cometer

Capa Festa de aniversário infantil: conheça 5 erros que você não pode cometer

A festa de aniversário infantil é uma experiência encantadora para a criança. Desde o momento em que os pais anunciam que ela vai acontecer, o aniversariante já cria expectativas, esperando a presença de seus amigos e familiares queridos, além daquele tema de seu interesse.

Os pais querem fazer desse momento único. Mas a empolgação e, em alguns casos, a falta de experiência com organização de festas provocam alguns erros que podem ser evitados. Vamos ver quais são os principais e saber como contorná-los?

1. Não se planejar

Muito se engana quem acredita que pode economizar tempo ao realizar diversas tarefas de uma vez sem ter um planejamento. Nesse meio tempo, cenários podem mudar e você tem a possibilidade de perder todo trabalho realizado. Por isso, o ideal é começar a se preparar com, pelo menos, três meses de antecedência.

Geralmente, toda festa de aniversário infantil tem um tema (desenho, filme ou história da preferência da criança). Tendo planejamento, você garante que a decoração vai deixar o aniversariante com os olhinhos brilhando de emoção.

Caso isso não aconteça, você corre o risco de escolher de última hora e não garantir os artigos de decoração de melhor qualidade e ainda deixa o seu filho frustrado por não poder ter a festa com o tema preferido, por não estar mais disponível. Além disso, confira se os personagens estão de acordo com a ambientação da festa e se sua representação é fiel à produção original.

2. Enviar os convites de última hora

Vimos que uma festa de sucesso requer planejamento e preparação com antecedência, certo? Não se esqueça de que os convidados também precisam se preparar para comparecer ao evento.

Pense no seguinte cenário: você já está com tudo preparado, com buffet fechado, e recebe um convite de um coleguinha da sala para um festa no mesmo dia e horário. É melhor evitar essa situação, não é mesmo?

O ideal é enviar os convites com pelo menos 20 dias de antecedência. Assim, você evita que os convidados marquem compromisso para o mesmo dia e não corre o risco de que esqueçam ou confundam a data. Uma boa dica é pedir para que eles confirmem presença, o que vai ajudar bastante no seu planejamento.

3. Escolher um local inadequado

Não deixe de considerar que imprevistos acontecem. Então, evite escolher lugares muito abertos, sem opções cobertas, pois chuva ou vento fortes podem atrapalhar a decoração. Verifique sempre as condições de ventilação, seja natural ou artificial, para proporcionar também conforto aos convidados.

Escolhido o local, uma dica importante: não convide mais pessoas do que o espaço comporta. Assim, você evita que alguém acabe sem mesa ou que o ambiente fique intransitável.

4. Errar nas contas

Um dos fatores que causam boa impressão nos convidados é a comida servida durante a festa. Deixá-los esperando muito tempo ou errar na quantidade pode prejudicar a experiência de todos.

Mas não é preciso saber contas complicadas para acertar nos preparativos. Tenha em mente que até mesmo as crianças com idade acima de 2 anos devem ser incluídas no cálculo. Quer saber qual a quantidade média por pessoa? Vamos lá:

  • salgadinhos: de 10 a 12 unidades;
  • refrigerantes ou sucos: pelo menos 600ml;
  • água: 200ml;
  • bolo: 100g;
  • docinhos: de 4 a 6 unidades.

5. Não envolver a criança nos preparativos

Talvez um dos erros mais graves seja deixar a criança de fora das escolhas. Afinal, a festa será realizada para que ela aproveite ao máximo o seu dia especial. Já pensou como seria decepcionante se você planejasse o melhor evento de todos, mas escolhesse um tema que não agrada a seu filho? Temos certeza de que não é isso que você quer!

Antes de definir os personagens, pergunte qual seria o tema preferido dele, quem deseja ter como convidado na festa e o que gostaria de comer. Essa conversa pode acontecer antes mesmo de contratar os fornecedores, para deixar seu planejamento ainda mais certeiro.

São muitos detalhes para colocar na checklist, não é mesmo? Mas saiba que você pode contar com um importante parceiro na preparação da festa de aniversário infantil. Você se preocupa com as principais escolhas, enquanto a equipe do buffet cuida do restante.

Se está em busca de um buffet que oferece um espaço excelente, alimentação de qualidade e ampla variedades de atrações para as crianças, entre em contato conosco para conhecer nossas ofertas!