Chá de Bebê – Como organizar, decorar e personalizar o seu!

Capa Chá de Bebê – Como organizar, decorar e personalizar o seu!

Caracterizado por representar um momento muito importante na vida dos pais, o Chá de Bebê é uma festinha com o objetivo de comemorar a chegada do mais novo integrante da família. Nesta comemoração, além de rolar muito bate-papo e descontração, acontecem uma série de atividades e brincadeiras divertidas que proporcionam muito divertimento e alegria a todos os convidados.

Dessa forma, se você procura um guia repleto de dicas para organizar, decorar e personalizar o seu Chá de Bebê, você veio ao lugar certo. Em nosso post de hoje, iremos abordar tudo o que você precisar saber para fazer um planejamento perfeito, incluindo decoração, definição do local da festa, cardápio, lista de presentes, lista de convidados, lembrancinhas e muito mais. A seguir, confira ponto a ponto, todos os detalhes para a celebração.

Data, horário e duração do Chá de Bebê – Iniciando o planejamento

O primeiro passo para começar com seu planejamento é definindo a data, horário e duração da festa. Este é um ponto que influenciará em diversos fatores como: disponibilidade dos convidados, reserva do salão ou buffet e cardápio.

O ideal é que ele seja feito aos finais de semana, pois facilita com que todos possam comparecer e que ninguém fique de fora. Segundo especialistas, o melhor horário para um Chá de bebê é o da noite, a partir das 18 horas. Porém, caso ache este horário muito tarde, você pode seguir uma tendência super atual e interessante, que é fazer um Brunch. Ele consiste em um café da manhã tardio misturado com o almoço, e se você quiser conhecer mais sobre essa ideia, clique aqui!

Lista de convidados – Quem convidar para a festa?

O Chá de Bebê é caracterizado por ser uma comemoração mais intimista. Ou seja, a não ser que você tenha uma família bem numerosa, o número de convidados, normalmente, é mais baixo se comparado a uma festa comum.

Não há muito segredo para definir a lista de convidados. Chame suas amigas e parentes próximos. Ainda sobre isso, uma coisa que mudou bastante nos dias de hoje, é que a presença dos homens nos chás de bebê estão cada vez mais frequentes. Isso porque as brincadeiras acabam divertindo a todos e proporcionando muito entretenimento. Deste modo, lembre-se de incluí-los na sua lista.

Lista de presentes – Fazer ou não? O que pedir?

Após definir toda a sua lista de convidados, o seu foco deve ir para a lista de presentes. Ela é muito importante para organizar bem a comemoração e para que os convidados saibam o que você quer ganhar. Normalmente, a sugestão já vai indicada no convite.

Porém, definir essa lista não é uma tarefa fácil, por isso nós recomendamos que você organize os itens de sua lista por categorias e prioridade. Assim, ficará mais fácil de distribuir as sugestões entre os convidados. Veja um exemplo de lista a seguir:

Chá de Bebê


Você pode baixa-lo e utilizar como base na hora de montar a sua (pode compartilhar com as amigas também). O importante é que tudo esteja bem organizado para que o planejamento flua perfeitamente.

Escolhendo o local da festa – Onde fazer? Quais as principais opções?

Com o número de convidados, horário e data definidos, você já tem tudo o que é preciso para escolher o local onde ocorrerá a festa. As principais opções são:

  • Buffet infantil: Facilita em questões como cardápio, organização, decoração e tudo para que você possa ficar despreocupada quanto à execução destas tarefas. Além disso, o espaço garante o entretenimento dos pequenos de sua família e filhos dos amigos.
  • Salão de festas: Será necessário pedir ajuda para algumas amigas para decorar e organizar o local. Porém, o investimento é menor se comparado ao Buffet Infantil.
  • Em casa: Para quem prefere utilizar o ambiente caseiro para receber os convidados, lembre-se de acomodá-los de forma que todos fiquem bem confortáveis. Tenha em mente que para as brincadeiras, você precisará ter um espaço amplo disponível.


Decoração para o Chá de Bebê – Temas e detalhes

Para o Chá de Bebê, você pode optar por escolher temas mais neutros e com tons pastéis. Decorações minimalistas caem super bem e são mega indicadas.

Um item decorativo que se tornou moda nestas comemorações é o Arco de Bexigas desconstruído. Ele proporciona um visual bem diferenciado e passa uma sensação de sofisticação.

Você não precisa se preocupar tanto com a decoração, se comparado a uma festa de aniversário. Afinal, além de intimista, o Chá de Bebê é uma comemoração mais informal.

Chá de Bebê


Flores na decoração – Um toque de sofisticação

Acrescentar flores na mesa de guloseimas é um dos truques mais utilizados para garantir a exclusividade e elegância na decoração. A única coisa que você deve ter em mente, é que os vasinhos precisam combinar com o estilo das mesas e devem seguir a paleta de cores definida.

Chá de Bebê


Bolo – Decorado e super saboroso

Nesta comemoração, não é necessário um bolo tão grande. Isso porque, como dissemos anteriormente, o número de convidados é pequeno. O mais interessante disso tudo, é que isso permite que você possa investir mais na personalização e customização do bolo. Ele pode acompanhar o tema, ou apenas ser decorado com objetos de bebê, como mamadeiras, sapatinhos, chocalhos, entre outros.

Chá de Bebê


Bolo de Fraldas – Uma ótima ideia para decorar

Um item decorativo muito comum nos Chás de Bebê da atualidade é o Bolo de Fraldas. Veja alguns exemplos maravilhosos abaixo:

Chá de Bebê


Comidas – Montando o cardápio

O principal fator que influenciará a montagem do seu cardápio é o horário da festa. Se você optou pela opção de comemorar em Buffet Infantil, pode ficar despreocupada, pois ele já terá um cardápio especial separado para a ocasião.

Mas, caso você tenha decidido fazer tudo por conta própria, é recomendado investir em salgadinhos, aperitivos, biscoitos, mini-lanches e petiscos. Para as bebidas, um pouquinho de suco, refri, chá e chocolate quente, já é o suficiente.

Para o jantar ou almoço, o mais indicado é separar alguma massa bem prática, como o macarrão, e alguma opção de acompanhamento.


Docinhos – Não podem faltar

É claro que os docinhos não podem ficar de fora. Além das opções tradicionais como brigadeiro, beijinho, cajuzinho e doce de leite, uma dica muito legal é investir em docinhos temáticos e decorados. Além de mega saborosos, eles encantam à todos.

Chá de Bebê


Convites – Opções criativas e fofas para o Chá de Bebê

Seja utilizando templates prontos da internet ou encomendando com algum designer, tenha em mente que seu convite deve cumprir com dois objetivos principais:

  • Informar aos convidados todos os detalhes importantes para a festa, como: Horário, data, local e sugestão de presentes;
  • E dar um breve prévia da comemoração, fazendo com que eles fiquem super animados para participar da comemoração.

Além disso, vale avaliar o tipo de convite que você irá utilizar. Se ele será físico ou virtual. Veja alguns exemplos interessantes, a seguir:

Chá de Bebê


Lembrancinhas – Para sair do comum e inovar

Em um Chá de Bebê comum, as lembrancinhas não entram como um item obrigatório. Porém, caso opte por utilizá-las, nós separamos algumas opções diferenciadas e criativas para inovar na comemoração:

Chá de Bebê

– Vela em formato de berço;

– Pacote especial recheado com docinhos;

– Plantinhas;

– Mamadeira recheada com doces coloridos;

– Doces decorados;

– E sabonete com pezinhos.

Brincadeiras – Muita diversão e entretenimento

Aqui em nosso blog, nós postamos há um tempo a matéria Brincadeiras para Chá de bebê – Como deixar este momento ainda mais divertido. Lá nós separamos 10 opções super legais e ainda fizemos uma lista sugestões de prendas e “micos” para as brincadeiras. Recomendamos que você dê uma passadinha lá, para ficar por dentro de todas as ideias.

Deste modo, esperamos que em nosso post de hoje você tenha aprendido como organizar, decorar e personalizar o seu Chá de bebê. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para um de nossos próximos posts? Basta deixar o seu comentário, que iremos responder com muito carinho. Até mais.

Se você está em busca de um buffet que oferece um espaço excelente, alimentação de qualidade e ampla variedade de atrações, entre em contato conosco para conhecer nossas ofertas!